Ciência de dados: o que é, como funciona e aplicações Blog DNC

No estágio atual essa área abrange não apenas estatística, mas também Inteligência Artificial, mais especificamente aprendizagem de máquina, visualização e análise de dados. O cientista de dados é uma profissão que vem ganhando destaque no mercado e tarefa difícil para Head hunters, diretores de RH e executivos de TI para inserção nas empresas devido suas qualidades. Por fim, frequentemente chamada de indústria 4.0, a manufatura continua crescendo e precisa de cientistas de dados, onde eles possam aplicar seus conhecimentos em amplas soluções de gerenciamento de dados. A possibilidade de criar perfis de clientes com base na segmentação, oferecendo experiências personalizadas de acordo com suas necessidades e preferências, tem seus fundamentos na ciência de dados. Esta é a atividade principal de um projeto de Data Science e requer escrever, executar e refinar os programas para analisar e obter insights de negócios significativos a partir dos dados.

ciencia de dados

Ciência de Dados

Graças aos dados, a empresa conseguiu gerar uma economia de 10 milhões de galões de gasolina por ano, deixando de lançar no ar 100 mil m2 de CO2, tornando-se um caso histórico de sucesso. Em Big Data, os dados, por si só, não dizem nada, mesmo que estejam armazenados, classificados e segmentados de várias maneiras. Em vez disso, ele se concentra em atestar se as fontes são confiáveis e deixa para os algoritmos o trabalho de validar as informações e dar a elas o destino adequado. Depois da captura e do armazenamento, entra a fase de preparação dos dados, na qual a validade e veracidade das informações são verificadas. Então você pode usar essas ferramentas para fazer outras coisas, se você tem o Pandas como a principal, provavelmente, biblioteca de Python, tem Numpy também, mas é mais numérico, mas o pandas é a principal biblioteca de uma dessas linguagens.

Experiência prévia obrigatória em programação básica, estatística e probabilidade

  • Os cientistas de dados podem acessar ferramentas, dados e infraestrutura sem ter que esperar pela equipe de TI.
  • Com o surgimento do Big Data, que visa lidar com enormes volumes de dados e a necessidade crescente da tomada de decisões baseadas em dados, a Ciência de Dados se estabeleceu como um campo interdisciplinar.
  • As organizações modernas são inundadas com dados; há uma proliferação de dispositivos que podem coletar e armazenar informações automaticamente.
  • O Data Science desempenha um papel crucial na análise e desenvolvimento desses modelos de aprendizado de máquina orientados a dados.
  • A consultoria Robert Half indica que o Cientista de Dados é um dos profissionais com mais oportunidades na área de tecnologia e com altas remunerações.
  • A análise revela que os clientes esquecem as senhas durante os períodos de pico de compra e estão insatisfeitos com o sistema atual de recuperação de senhas.

A avaliação preditiva se vale desses algoritmos para identificar os resultados e as probabilidades que envolvem os testes realizados. A partir disso, conseguem se guiar de forma mais precisa para avaliar os dados e promover possíveis resultados para o projeto. Esta é a etapa que ajuda os cientistas de dados a responder à pergunta sobre o que eles realmente querem fazer com esses dados. O mercado em Data Science está muito aquecido justamente pelo avanço desenfreado das tecnologias digitais. Cientistas de Dados também são requisitados para órgãos públicos, por meio de concursos exclusivos para sua área de atuação ou algum outro que exija graduação inespecífica em nível superior. Os salários variam de acordo com as regiões do país, com o tipo de atividade e de empregador, sendo que Unidades de Educação superior – graduação e pós-graduação são as que melhor remuneram esse profissional, cerca de R$ 9.400.

Conhecimento do tópico

  • Pode ser fácil confundir os termos “ciência de dados” e “business intelligence” (BI), pois ambos se relacionam com os dados de uma organização e a análise desses dados, mas eles diferem em foco.
  • O conceito de Ciência de Dados está relacionado ao uso de diversas tecnologias, modelos e metodologias para capturar, armazenar e processar dados para transformá-los em informações estruturadas e relevantes que auxiliem no processo de tomada de decisões estratégicas.
  • Isso também marcou o início da transformação digital, ou seja, o mercado de trabalho nessa área exige habilidades de ciência da computação, estatística e matemática para analisar, processar, interpretar e armazenar dados.
  • Para facilitar o compartilhamento de código e outras informações, os cientistas de dados podem usar o GitHub e o Jupyter Notebook.
  • É um dos métodos usados em projetos de ciência de dados para obter insights automatizados de dados.

A valorização do mercado de dados é representativo da importância crescente que o “novo petróleo” tem para as empresas que os utilizam. Portanto, cabe ao analista de dados conhecer a estatística aplicada e o básico de machine curso de cientista de dados learning para desempenhar suas funções. O que dá valor a eles é a capacidade de relacioná-los com a realidade que se tem interesse em analisar, identificando problemas e oportunidades para uma empresa, por exemplo.

PESSOAS QUE FIZERAM ESSE CURSO TAMBÉM FIZERAM ESTES

A ciência de dados pode ajudar as empresas a prever mudanças e reagir de maneira ideal a diferentes circunstâncias. Por exemplo, uma empresa de transporte de caminhões usa ciência de dados para reduzir o tempo de inatividade quando os caminhões quebram. Elas identificam as rotas e os padrões de mudança que levam a avarias mais rápidas e ajustam as programações dos caminhões. Elas também configuram um inventário de peças de reposição comuns que precisam ser substituídas com frequência para que os caminhões possam ser reparados mais rapidamente. Voltando ao exemplo de reserva de voo, a análise prescritiva pode analisar campanhas de marketing históricas para maximizar a vantagem do próximo pico de reservas.

  • O curso busca apresentar a Ciência de Dados a profissionais de áreas de tecnologia correlatas que tenham interesse em conhecer um pouco mais dessa nova e promissora carreira.
  • A ciência de dados é o uso de diversas tecnologias, modelos e metodologias para capturar, armazenar e processar informações, gerando valor a um negócio.
  • A ciência de dados é importante porque combina ferramentas, métodos e tecnologia para gerar significado com base em dados.
  • Embora eles normalmente sigam o processo de ciência de dados, os detalhes podem variar.
  • Ele conquista os corações de quem avaliou seu conteúdo com a sua entrega e organização de conteúdos.

Essa demanda aconteceu devido à necessidade repentina de encontrar cérebros que pudessem lidar com dados e ajudar a fazer descobertas e, por fim, capacitar as organizações a tomar decisões baseadas em dados. Esse termo foi introduzido alguns anos atrás por dados de leads para https://piauinoticias.com/educa%C3%A7%C3%A3o/114012-trazendo-o-futuro-para-o-presente-explorando-a-ci%C3%AAncia-de-dados-e-machine-learning.html empresas no LinkedIn e no Facebook. E hoje, temos um grande fluxo de profissionais trabalhando em grandes empresas de tecnologia. A necessidade de ciência de dados em vários campos destaca a importância de um curso de Data Science para formar profissionais qualificados.

Para cada aspecto, o curso ideal explica os conceitos-chave dentro da estrutura do processo, apresenta as ferramentas mais utilizadas e disponibiliza alguns exemplos (preferencialmente práticos). Os melhores cursos de Pós-graduação, MBA, curta e média duração, In Company e ensino a distância. O curso de graduação mais comum entre os cientistas de dados é o de Ciências da Computação, mas essa não é uma regra. É preciso ter uma base teórica muito forte, tanto no conhecimento de linguagens de programação quanto em modelagem. Você pode se tornar um cientista de dados e trilhar uma carreira de sucesso nessa área que só tende a crescer.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *