O Que é Python: Guia Completo da Linguagem de Programação

Tanto é que um índice que mede a frequência de pesquisas na internet (Tiobe), aponta a linguagem de programação como a terceira mais procurada na web. Durante os últimos anos, os cursos on-line tornaram-se uma parte importante do dia a dia de alunos de todas as idades por todo o mundo. A variedade de cursos e recursos on-line gratuitos expandiu de forma tremenda nos últimos anos. Ele faz isto sem a camada extra de complexidade que a sintaxe de outras linguagens de programação, como Java ou C, podem adicionar ao processo de ensino. Isto mostra claramente o potencial do Python como uma ferramenta de ensino. Pode ser utilizado para ensinar conceitos de alto nível que podem ser aplicados a outras linguagens de programação.

O que é Python?

Recursos de aprendizagem

O estilo da linguagem apóia o uso de exceções sempre que uma condição de erro pode aparecer. Uma das construções funcionais de Python é compreensão de listas, uma forma de construir listas. Por exemplo, pode-se usar a técnica para calcular as cinco primeiras potências de dois. O algoritmo quicksort também pode ser expressado usando a mesma técnica (ver códigos contextualizados https://www.revistaneoo.com/2024/05/papel-desenvolvedor-web.html para ambos os casos em anexo). Utilizando o interpretador interativo não é necessário a criação do arquivo de Python compilado, os comandos são executados interativamente. Porém quando um programa ou um módulo é evocado, o interpretador realiza a análise léxica e sintática, compila o código de alto nível se necessário e o executa na máquina virtual da linguagem.

Agora é a melhor hora de aprender algo novo

Depois, recomendo que pratiques o que aprendeste num desses cursos com o Kaggle. É um site onde as pessoas competem para criar o melhor algoritmo de machine learning para um determinado problema. Se estiveres apenas a começar com um projeto de machine learning, eu recomendaria que começasses primeiro pelo scikit-learn.

O Que É Python? Guia Completo Para Entender Essa Linguagem De Programação.

O Python oferece recursos avançados que promovem a concisão nas operações com iteráveis. Nesse post, pudemos ver algumas das principais diferenças entre as versões 2 e 3 do Python, entendendo o porquê dessas diferenças e o que elas afetam. Além do mais, é muito citada na comunidade Python uma frase de uma das mais importantes programadoras da história – Grace Hooper.

  • As melhores linguagens de programação para iniciantes incluem Python, JavaScript e Java.
  • A diferença é que em Java é mais clara essa separação, o programador compila e depois executa o código.
  • Diferente de linguagens com delimitadores visuais de blocos, em Python a indentação é obrigatória.
  • Estamos dividindo o número de previsões corretas pelo número total de exemplos em x_test, que é o conjunto de dados usado para testar o modelo.
  • Python é uma das linguagens de programação mais populares dentro da companhia, junto com Java e C++.
  • Além disso, a inteligência artificial está ganhando força cada vez mais e, para isso, há um déficit de trabalhadores que construam lógicas para IAs, com o objetivo de automatizar tarefas repetitivas aos humanos.

O Python é uma linguagem de programação de alto nível utilizada em diferentes tipos de aplicações, como para o desenvolvimento web, em Machine Learning, no desenvolvimento de jogos e muito mais. A linguagem aumenta a produtividade dos desenvolvedores, pois eles podem escrever em Python usando menos linhas de código do que em outros sistemas. Outro ponto que traz mais produtividade é a existência de muitas bibliotecas que contêm códigos reutilizáveis para quase todas curso de desenvolvimento web as tarefas. VersatilidadeÉ usado em uma ampla variedade de domínios, incluindo desenvolvimento web, automação, análise de dados, aprendizado de máquina, ciência de dados, desenvolvimento de jogos e muito mais. Este artigo aborda uma grande variedade de aplicações desta linguagem de programação nestas áreas com exemplos, casos de utilização e bibliotecas do Python. Seu código é aberto e a utilização é gratuita, rodando em praticamente qualquer sistema operacional.

  • No modo script, isolamos o código Python em um arquivo com extensão .py.
  • Ao escrever seu código de programação Python, você pode dar nomes às variáveis que está criando, como nos exemplos que mostramos acima (numero_1, numero_aleatorio, etc.).
  • Para verificar se a instalação correu bem, vá ao Menu Iniciar do Windows, digite “cmd”, abra o arquivo e digite o comando “python –version” para saber qual foi a versão instalada.
  • Isso é muito conveniente porque um programador iniciante acaba conseguindo obter recursos e resultados avançados apenas importando e utilizando módulos prontos, sem precisar criar tudo do zero.
  • Nós vamos explicar por que você deve aprender os fundamentos da linguagem, para que ela é utilizada e dar dez exemplos de grandes empresas que a utilizam nas suas operações.

A atual é a 3.9, mas a Python Software Foundation, organização sem fins lucrativos responsável pela linguagem, continua oferecendo suporte para versões mais antigas, como a 2.7. Para quem está começando, essa é uma informação importante, pois há mudanças significativas entre algumas versões, principalmente entre a 2.x e a 3.x. A linguagem de programação de uso geral e de alto nível foi lançada pela primeira vez há quase três décadas e tem ganhado popularidade desde então. Na verdade, foi classificada como a terceira língua mais amada no mundo. Pesquisa de desenvolvedores de 2020 do Stack Overflow e também ficou em terceiro lugar no Índice TIOBE para junho daquele ano.

O Django é um dos frameworks Web Python de pilha completa mais usados para o desenvolvimento de aplicações Web em larga escala. Ele fornece vários recursos úteis, incluindo um servidor da Web para desenvolvimento e testes, um mecanismo de modelo para criar o frontend de sites e vários mecanismos de segurança. O Pandas fornece estruturas de dados otimizadas e flexíveis para manipular dados de séries temporais e dados estruturados, como tabelas e matrizes. Por exemplo, use o Pandas para ler, gravar, mesclar, filtrar e agrupar dados. Muitas pessoas o usam para ciência de dados, análise de dados e tarefas de ML.

  • Depois, recomendo que pratiques o que aprendeste num desses cursos com o Kaggle.
  • Este aprende a responder de forma autónoma a novos cenários ao gerar um resultado adequado em novos cenários com base em conhecimento obtido anteriormente.
  • Quando um arquivo é criado com a extensão .py, ele automaticamente define um módulo.
  • O objetivo do processamento de imagens é processar um imagem, aplicar-lhe transformações e devolver uma nova versão da imagem original.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *